1. Faro
Se vier de outro país, provavelmente chegará ao aeroporto internacional de Faro.
Faro é a maior cidade do Algarve e está situada no coração da região, sendo um local perfeito para alugar um carro. Mas não vá embora ainda. Faro também está à espera de ser explorado.
Como recomendação, não perca a chance de visitar a famosa Capela dos Ossos. O ossário está situado na adorável Nossa Senhora do Carmelo, do século XVIII. No interior da igreja, siga a indicação para um pequeno pátio onde se encontra a capela. Cada superfície da capela está coberta de ossos e crânios de monges que trabalharam em um mosteiro próximo.
2. Albufeira
A oeste, a primeira paragem deverá ser em Albufeira, uma das regiões balneares mais animadas e famosas do Algarve. Você não pode desejar praias melhores, mais limpas ou mais amplas, e que sejam ainda tão adequadas para a família.
Depois de um mergulho, dê um passeio pelo charmoso centro histórico, repleto de bares e restaurantes, edifícios coloridos e lojas, aproveitando assim para descansar e desfrutar daquilo que esta linda cidade tem de melhor.
3. Carvoeiro
A costa algarvia é a característica que mais chama a atenção desta romântica antiga vila piscatória, que se tornou destino turístico.
A cidade é formada nas ribanceiras íngremes do mar vermelho, com algumas pequenas praias como detalhe extra. Poderá descer os degraus, se quiser, e recomendamos que o faça com calma, pois o declive desta ribanceira faz a queda ser algo longe de pequena.
A Praia da Rocha, ali perto, é talvez o local mais fotografado. Além de um castelo em ruínas, a cidade tem uma história colorida de piratas e guerras navais, mas pouco resta hoje para lembrar os visitantes dessa altura.
4. Lagos
Ao contrário do resto do passeio, que se centrou na bela costa, Lagos é rica em história e tem muitos monumentos para a comemorar. Vale a pena conhecer o Forte da Bandeira, do século 17, a Igreja de Santo Antônio e o Mercado dos Escravos, o primeiro mercado de escravos da Europa.
Desfrute da bela orla marítima e das encantadoras ruas, ao dar um passeio pelo centro da cidade, garantimos que não se irá arrepender.
5. Sagres
O terreno torna-se mais difícil à medida que se aproxima do ponto mais ocidental de Portugal, pelo que, Sagres é conhecido por ter um dos melhores locais de surf do mundo. Dê uma olhada nas ondas furiosas do Oceano Atlântico para entender o porquê.
A atração mais notável aqui é o Forte de Sagres, onde Henrique, o Navegador, iniciou a descoberta do século XV das águas desconhecidas da África. Dentro do forte, existe uma enorme bússola de vento, que serve como um lembrete de como os marinheiros navegavam séculos atrás.
6. Monchique
Monchique é uma encantadora vila de montanha. É cheia de galerias de arte e, no coração da cidade, uma senhora assa e vende pãezinhos frescos em forno aberto.
As águas termais de Monchique, vulcânicas, são muito apreciadas desde os tempos romanos, e poderá aqui mergulhar num dos spas da vila, e certamente aproveitar de uma boa oportunidade para descansar e relaxar.
7. Estoi
Estoi é um refúgio da agitação das zonas turísticas costeiras, e as duas principais atrações da cidade tornam-na um local imperdível. Um deles é o Palácio de Estoi, que tem uma fachada rosa e um lindo jardim, que agora é um hotel de luxo em Portugal.
Depois de um café ou uma bebida, visite a Villa de Milreu, um complexo romano baseado em uma vila do século II d.C. , e fique fascinado com o que este local maravilhoso tem para lhe oferecer.
8. Olhão
De volta à costa, em Olhão, irá notar um novo tema arquitectónico. As casas brancas são quadradas, com terraços nos telhados, e escadas externas, claramente influenciadas pelos temas do Norte de África.
O mercado de peixes, localizado em uma estrutura de tijolos vermelhos brilhantes, é uma exceção. Estacione o seu carro, observe a vasta seleção de peixes e frutos do mar frescos, e prove por si próprio esta experiência em uma das muitas tendas de venda, com algumas cadeiras e mesas, que certamente irá desfrutar de um tempo bem passado.
9. Ria Formosa
Esta é uma grande lagoa e reserva natural formada pelo rio com o mesmo nome. Existem areais por todo o lago, habitados por pássaros e flamingos. Os pescadores trabalham em algumas ilhas, das quais a mais popular é a Culatra.
O passeio de barco de Olhão leva cerca de 20 minutos. Também existem táxis aquáticos disponíveis caso perca o barco de retorno. As águas são rasas e calmas, uma grande diferença das praias oceânicas. Os passageiros incluem turistas e também habitantes locais da Culatra, que transportam as suas compras semanais.
10. Tavira
Tavira, o coração da indústria da cortiça em Portugal, possui uma vasta gama de artigos únicos e inovadores, desde sapatos, bolsas, e até bases para copos. Em Tavira, a Cork All tem duas lojas onde poderá encontrar a peça perfeita para levar como recordação.
Você poderia ter imaginado o Algarve como um paraíso de praia antes de o visitar, e até acertaria. No entanto, a região é muito mais que isso, e irá ficar encantado com a diversidade da natureza, história e cultura, uma vez que estiver lá, e certamente ficará tentado a voltar para descobrir ainda mais no futuro.