A consultoria imobiliária é um serviço que tem ganho muito popularidade nos dias que decorrem, nomeadamente, em Portugal.
Com o elevado e constante crescimento do setor imobiliário no país, este tipo de serviço tem sido cada vez mais preponderante, tanto para quem já vive cá, como para quem vem de fora. É uma área de negócio que requer uma real paixão pela a atividade que se faz, assumindo-se um consultor imobiliário como um elo de ligação entre o sonho de um cliente e a concretização de um negócio desejado.
Mas então, o que faz concretamente um consultor ou agente imobiliário?
A tarefa principal de um consultor é garantir sempre a satisfação dos seus clientes, quer seja numa venda, ou numa compra. Assim, a função do agente está assente em quatro atividades essenciais para que o serviço seja efetuado da melhor forma.
Pesquisa e Prospeção
Esta primeira parte está relacionada com a informação e o conhecimento prévio. O consultor estuda a sua zona de atuação, informando-se sobre características desta, tendências, oportunidades de negócio ou flutuações de preço, bem como adquire conhecimento sobre potenciais clientes.
Assim, o consultor cria, simultaneamente, uma base de dados e uma rede de contactos.
Angariação do Imóvel
Como é suposto realizarmos um serviço imobiliário, sem termos acesso a qualquer imóvel? É o que a angariação faz, construir um leque de propriedades para o consultor.
É necessário transmitir conhecimento, confiança e segurança sobre o serviço imobiliário a uma pessoa, para que esta esteja disposta a confiar a venda do seu imóvel a um consultor imobiliário, e este possa realizar o seu trabalho.
Promoção e Venda do Imóvel
Depois de angariado um imóvel, o consultor irá promover a venda do mesmo, através da divulgação e publicidade nas plataformas digitais e na sua rede de contactos, ou da realização de um leilão.
Seguidamente, quando encontrado um comprador para o imóvel de um proprietário, é tarefa do consultor ajudar ambos com todos os aspetos legais do negócio, como escrituras, factos que possam pôr em causa a concretização do negócio, ou outros documentos. Por fim, procurar alcançar a satisfação de ambas as partes interessadas para que o melhor negócio possível seja realizado.
Relação Pós-Venda
Com a satisfação garantida ao cliente, é essencial continuar a relação com este. O cliente é uma pessoa, humana, e potencialmente, um amigo, que devemos ajudar, caso surja alguma dúvida futura, para que também este possa passar a sua satisfação aos seus amigos ou familiares, aumentando a probabilidade de recomendar o serviço do consultor a outras pessoas.
Em suma, o consultor deve sempre procurar ser informado, alcançar o desejo do cliente e criar uma relação com este. Do nosso lado, posso garantir-lhe o total acompanhamento e o melhor serviço imobiliário possível.
Precisa de ajuda? Contacte-me, terei todo o gosto em ajudá-lo!