Skip to content

Guia para viver no Algarve

Onde morar no Algarve

O Algarve é uma região extensa e decidir onde viver, pode ser uma tarefa difícil.

Escolher uma das três regiões do Algarve: Oeste, Centro ou Este pode ser um bom ponto de partida para encontrar o seu imóvel de sonho.

O Barlavento algarvio

Embora o Algarve tenha muita beleza natural nas três áreas, o barlavento Algarvio é possivelmente o mais deslumbrante. É popular entre surfistas, amantes da natureza e todos os que querem apenas fugir.

Algumas das cidades mais conhecidas são:

Portimão, que inclui a Praia da Rocha, é uma das cidades mais importantes do sul de Portugal. Portimão é a segunda maior cidade da região, situada na parte ocidental da costa algarvia.

É conhecida principalmente pelo seu histórico, que explora a história da cidade, a sua marina, e as praias lindíssimas que aqui se formaram.

Lagos é uma das vilas mais populares do Algarve, sendo frequentemente recomendada por visitantes e residentes.

A cidade é particularmente popular entre os viajantes na faixa dos 20 e 30 anos, principalmente aventureiros e surfistas, mas atrai qualquer faixa etária, pelas suas praias deslumbrantes e locais vistosos para se visitar.

Alvor é uma cidade turística tranquila e descontraída, com uma bela praia de longa areia (Praia dos Três Irmãos) rodeada por dunas e uma linda calçada.

É uma cidade turística tranquila com um ambiente divertido que parece distante e longínquo do resto do mundo – o lugar ideal para ir e relaxar.

Para quem quer acordar na Costa Oeste, Sagres é o lugar perfeito para estar. Atrai aventureiros e observadores de pássaros, mas principalmente surfistas. Sagres proporciona aos surfistas não só acesso à Costa Oeste, mas também um lugar perfeito para o surf.

A cidade é maioritariamente formada por lojas de surf e hostels, assim como bares e restaurantes para surfistas, e quase a população está envolvida nesta cultura, pelo que se for amante de desportos radicais, este será um bom destino para si.

O Centro do Algarve

O centro do Algarve é a região mais famosa do Algarve, tanto para visitantes como para expatriados que se mudaram para Portugal. Estar no meio do Algarve dá-lhe a vantagem de poder viajar livremente para este ou oeste.

Algumas das cidades mais conhecidas são:

Vilamoura é muito distinta do resto das cidades do Algarve. Vilamoura é uma criação completamente nova, ao contrário das outras, que originalmente eram aldeias de pescadores convertidas em cidades turísticas.

É conhecida pelos modernos apartamentos, hotéis de luxo, bares, e claro, a marina da cidade, uma das mais reconhecidas mundialmente. Existem também vários clubes de praia, campos de golfe fantásticos e muitas empresas que oferecem passeios de barco maravilhosos que irão deixá-lo encantado.

Albufeira é uma fantástica área balnear, com muitos restaurantes a preços acessíveis e lojas de souvenirs. Atrai uma grande variedade de turistas, incluindo casais, jovens aventureiros e visitantes mais velhos. Albufeira tem muito para oferecer, é por isso que se tornou a cidade mais famosa do Algarve.

Está perto de várias praias, incluíndo algumas que são acessíveis a pé a partir do centro da vila e a sua localização central é perfeita para passeios de um dia, a várias partes do Algarve. Além disso, oferece diversas opções de hospedagem, desde apartamentos econômicos, a hotéis de cinco estrelas, agradando assim qualquer tipo de carteira.

Quarteira é uma popular cidade turística no centro do Algarve, com uma extensa praia de areia. Faltam as atrações históricas que muitas das outras cidades do Algarve têm, mas todas estas cidades estão apenas a uma curta distância de carro.

Quarteira, tal como Armação de Pêra, é conhecida pelos seus altos blocos de apartamentos e não pelas suas atracções históricas.

Embora Faro esteja a apenas 15 minutos de carro do Aeroporto de Faro, a maioria das pessoas que visitam o Algarve passam direto e se dirigem para cidades turísticas no centro do Algarve, como Albufeira.

Faro, por outro lado, vale bem a pena a visita. É a capital do Algarve e também a maior cidade da região. As casas de pescadores e outros pequenos edifícios com um toque de glamour definem a arquitetura de Faro, muito atraente para quem vive e quem decide visitar a cidade.

O Sotavento Algarvio

O sotavento Algarvio situa-se a este do centro da cidade de Faro e estende-se até Vila Real de Santo António, que fica perto da fronteira com Espanha, sendo que os preços dos imóveis são normalmente mais baixos do que no centro do Algarve.

Algumas das cidades mais conhecidas são:

Olhão é uma encantadora vila de pescadores na região centro do Algarve. No bairro dos pescadores, a cidade tem uma linda orla marítima, e um movimentado porto de pesca.

O Parque Natural da Ria Formosa, presente na cidade, abre-se para as águas calmas e lagoas de Olhão. Também terá a possibilidade de visitar as ilhas de areia da Ilha da Armona e da Ilha da Culatra, com as suas lindas praias.

Tavira é uma das vilas mais bonitas do Algarve e um fantástico destino de férias. Casas de azulejos tradicionais, restaurantes familiares e uma infinidade de igrejas coloridas estão escondidos no labirinto de ruas de calçada.

Para além disto, é uma cidade historicamente conhecida pela presença medieval, que remonta à altura dos mouros, tendo assim um castelo na cidade, que é indispensável de visitar, se chegar a viajar por Tavira.

Monte Gordo é uma popular zona balnear na costa oriental do Algarve, perto da fronteira espanhola. É conhecida pela sua longa praia de areia branca e pelos altos prédios de apartamentos e hotéis ao longo da praia.

Monto Gordo perde muito da elegância que muitas outras vilas algarvias conseguiram preservar. É ideal para férias na praia, mas não para quem quer aprender sobre a história e cultura portuguesa.

Após este guia, pode estar ainda na dúvida sobre que local escolher para visitar, depois de ver tantos possíveis destinos. No entanto, uma coisa podemos-lhe garantir: em nenhum destes irá ficar insatisfeito, pois cada um tem características que irá apreciar e fazer com que aproveite da melhor forma o seu tempo durante a sua estadia.