Pode trocar as 1.500 horas de sol que a Inglaterra tem em média todos os anos pelas 3.000 horas de sol do Algarve. É mais ensolarado do que a Califórnia!
Portugal acolhe recém-chegados de outros países, tanto a nível social como a nível nacional, com regimes de vistos amigáveis e incentivos fiscais. Aqui estão cinco razões para comprar uma propriedade ou se mudar para Portugal:
1. Velhos amigos
Os ingleses e os portugueses são amigos e aliados desde 1373, é a aliança mais antiga do mundo! Pouco depois da assinatura deste acordo, Cliff Richard mudou-se para o Algarve.
Ok, estamos a brincar, mas muitas celebridades mudaram-se para Portugal e juntaram-se a nomes como Madonna e Scarlett Johansson. Esta é uma amizade que se construiu ao longo dos séculos, não apenas das décadas, e para melhorar, a maioria dos portugueses fala inglês.
2. Intacta
Portugal é preservado e único. Embora Lisboa seja um pólo de alta tecnologia e o Porto uma das cidades estudantis mais dinâmicas e emocionantes do mundo, este ainda é um país onde os agricultores trabalham em burros.
E porque não, quando o campo é tão lindo e tranquilo? Portugal tem apenas 113 habitantes por quilómetro quadrado, em comparação com os 420 da Inglaterra!
3. Impostos baixos
O regime de residente não habitual (RNH) de Portugal concede benefícios fiscais especiais a recém-chegados por até dez anos.
Se trabalhar em Portugal, irá pagar uma taxa de imposto sobre o rendimento baixa, e se receber aqui rendimentos extra de investimentos ou pensões do estrangeiro, será isento de impostos, o que é um ponto muito positivo para as suas finanças.
4. Fácil de pagar
Quando os guias de propriedades cruzaram os dados meteorológicos com os preços das casas de férias em toda a Europa para descobrir onde a luz solar custa menos, o Algarve tinha um valor muito melhor do que qualquer outro lugar da Europa Ocidental.
Embora uns 50m2 fossem pelo menos um terço menor do que na Costa del Sol, e metade da Cote d’Azur, este tinha mais luz solar do que qualquer um. Mas não é apenas a propriedade que é mais barata. No índice de custo de vida de expatriados da Numbeo, a primeira cidade portuguesa ocupa apenas a 116ª posição na Europa (Londres é a 18ª).
No barómetro dos custos de viagens dos correios, o Algarve é o mais acessível dos 22 destinos turísticos populares em todo o mundo. A sua pensão vai durar um bom tempo aqui.
5. Fácil de alcançar
Os três aeroportos principais de Porto, Lisboa e Faro, oferecem fácil acesso a Portugal durante todo o ano. Algumas rotas são sazonais, mas a maioria funciona durante o ano todo (ao contrário de muitos destinos no Mediterrâneo).
Em Portugal, é mesmo possível passar um fim de semana fora de época, tendo até acesso à viagem nos aeroportos em zonas mais regionais do Reino Unido. As balsas pelo norte de Espanha ou o lindo comboio Sud Express são outras opções agradáveis.